Em Busca de um Paradigma: Uma Teoria de Justiça Restaurativa

Show simple item record

dc.contributor.author Paul McCold, Department of Sociology and Criminal Justice, Old Dominion University, Norfolk, VirginiaTed Wachtel, President, International Institute for Restorative Practices, Bethlehem, Pennsylvania, USA
dc.coverage.spatial EEUU
dc.date.accessioned 2016-01-07T15:26:16Z
dc.date.available 2016-01-07T15:26:16Z
dc.identifier.uri http://desa1.cejamericas.org:8080/handle/2015/1944
dc.description.abstract A justiça restaurativa é uma nova maneira de abordar a justiça penal, que enfoca a reparação dos danos causados às pessoas e relacionamentos, ao invés de punir os transgressores. Tendo se originado nos anos 70 como uma mediação entre vítimas e transgressores, nos anos 90 a justiça restaurativa foi ampliada para incluir comunidades de assistência, com as famílias e amigos das vítimas e transgressores participando de processos colaborativos denominados “conferências” e “círculos”. Este novo enfoque na resolução de conflitos e o conseqüente fortalecimento daqueles afetados por uma transgressão parecem ter o potencial de aumentar a coesão social nas nossas sociedades, cada vez mais distantes umas das outras. A justiça restaurativa e suas práticas emergentes constituem uma nova e promissora área de estudo das ciências sociais.Nesse trabalho propomos uma teoria conceptual de justiça restaurativa para que os cientistas sociais possam por à prova estes conceitos teóricos e sua validade na explicação e prognóstico das práticas de justiça restaurativa. O postulado fundamental da justiça restaurativa é que o crime causa danos às pessoas e relacionamentos e que a justiça exige que o dano seja reduzido ao mínimo possível. Dessa premissa resultam as seguintes questões chave: Quem foi prejudicado? Quais as suas necessidades? Como atender a essas necessidades?
dc.language.iso Portugués
dc.title Em Busca de um Paradigma: Uma Teoria de Justiça Restaurativa
dc.ceja.source Fuente:Trabalho apresentado no XIII Congresso Mundial de Criminologia, 10-15 Agosto de 2003, Rio de Janeiro.


Files in this item

Thumbnail Files: paradigm_port.pdf
Size: 118.6Kb
Format: PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record